Apresentação

O Projeto do CEOE

O Centro de Estudos da Ordem Econômica da Universidade Federal de São Paulo (CEOE/Unifesp) é um projeto com a missão de criar um ecossistema de produção de evidências objetivas para auxiliar gestores, legisladores, membros do judiciário e outros agentes públicos, além de pesquisadores e docentes, no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas, sobretudo nas áreas de saúde e correlatas.

Liderança

Sob a liderança do professor Ivan Ribeiro, seu coordenador e pesquisador-chefe, o CEOE foi iniciado com um cuidadoso planejamento, incluindo a busca de recursos financeiros e humanos em variadas fontes. Valendo-se de sua experiência como diretor financeiro e de captação da Fundação de Apoio da Unifesp, onde liderou o saneamento financeiro da entidade e a viabilização de projetos como o do Centro Cultural da Saúde (com 9,44 milhões de reais captados no período de 2018 a 2020), foi desenhado um plano para o período de 2021 a 2028 com orçamento total de 64,2 milhões de reais, dos quais 28,15 milhões já foram assegurados através de diferentes fontes e 36,05 milhões têm sido negociados com o Governo Federal.

Captação de Recursos

captado

à captar

em milhões de reais

As fontes incluem recursos do Ministério da Justiça (através do FDD), recursos orçamentários do MEC, de emendas parlamentares e de bancada, doações privadas e recursos de organismos internacionais, entre outras.

Atividade de captação

O desenho da atividade de captação de recursos para o CEOE não foi tarefa fácil, mas deixa como resultado uma grande capacidade de planejamento e procura de recursos. Além da ampla experiência com fontes tradicionais, como as agências de fomento, o CEOE agora possui capacidade para lidar com:

  • Parcerias público-publico: mais do que a habilidade e conhecimentos técnicos para a preparação de estudos preliminares, mapas de risco, projetos básicos e outros instrumentos, o CEOE consegue hoje estabelecer negociações em alto nível com destacados membros do executivo e com o público interno da universidade.
  • Parcerias e captações público-privada: incluindo a capacidade de localização de parceiros, estruturação de propostas, estabelecimento de negociações e prestação efetiva de contas. As estratégias do CEOE neste campo facilitam o contato, em especial, com empresas comprometidas com estratégias de ESG modernas.
  • Captações internacionais: embora ainda em seu início, as tratativas com organismos internacionais mostram um grande potencial, e geram aprendizados nessa modalidade de financiamento.

Muitos dos projetos para a nova etapa de financiamento têm sido detalhados, com a procura de mais pesquisadores e de novos parceiros para essas iniciativas.